terça-feira, 10 de maio de 2011

Primeiros registros de união estável já aconteceram em Goiânia e Curitiba



















Nesta segunda-feira, 9, os cartórios do Brasil começaram a registrar uniões entre dois homens e duas mulheres. Os primeiros registros aconteceram em Goiânia e Curitiba, respectivamente.


Goiânia - O jornalista Liorcino Mendes Pereira Filho, 46 anos, e o estudante Odílio Cordeiro Torres Neto, 23 anos, registrarem em cartório nesta segunda-feira sua união estável homoafetiva em Goiânia (GO).


O casal compareceu vestido a caráter, acompanhado de padrinhos, ao Cartório Francisco Taveira, do 4º Registro Civil e Tabelionato de Notas de Goiânia, para formalizar a união. "Temos uma união de fato há um ano, hoje passamos a ter uma união de direito", comemora Liorcino Mendes, mais conhecido como Leo, presidente da entidade Articulação Brasileira de Gays (Artgay).


Leo mostrava com orgulho a certidão expedida às 11h30 desta segunda-feira, o que, segundo ele, comprova ter sido a dele e de Odílio a primeira união homoafetiva do País registrada após o julgamento do STF.


Testemunham o ato a secretária estadual da Igualdade de Goiás, Gláucia Maria, a gerente executiva Flávia Cruvinel e a advogada Helena Carrmaschi. A união foi acompanhada por ativistas do movimento LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transexuais) de Goiás.


Após o registro o casal vai pedir a mudança em seus sobrenomes no Fórum. "Odílio quer ter o meu sobrenome", justifica Leo, informando que a união estável não autoriza o direito, como no casamento civil. "Vamos provocar a Justiça com isso, como fizemos com a união estável há dez anos", disse Leo. Depois de dois meses, eles prometem entrar com o pedido para o casamento civil. A união aconteceu às 11h e foi o primeiro do Brasil. O casal uniu-se em comunhão parcial de bens e agora pretende adotar uma criança.

A lua de mel do casal será na Parada Gay de São Paulo, a maior do mundo, no final de junho, e o casamento religioso ocorrerá na Parada Gay de Goiânia, no dia 11 de setembro. Segundo o casal, a cerimônia será ministrada pelo pastor Patrick, de uma Igreja Evangélica inclusiva de Goiânia.


Logo em seguida, às 14h, Toni Reis, presidente da ABGLT, (Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais), 46, e David Harrad, 53, juntos há 20 anos, uniram-se em Curitiba. Após o registro no sexto tabelionato de Curitiba, no centro de Curitiba, o casal foi até a Vara da Infância e Adolescência requisitar a adoção de um casal de crianças. Toni e David fizeram festa na noite desta segunda-feira para convidados.







Nenhum comentário:

Postar um comentário