quarta-feira, 9 de maio de 2012

Confira Programação da 9ª Mostra de Homocultura e IV Seminário: "Sertão Sem Homofobia, Construindo a Cidadania!"



Apresentação:

17 de Maio é reconhecido pelas Organizações Internacionais de Defesa dos Direitos Humanos como o Dia Internacional de Combate à Homofobia, dia em que a Assembléia Mundial da Saúde, órgão máximo da Organização Mundial da Saúde (OMS),  em 1990 retirou a homossexualidade da Classificação Internacional de Doenças. No Brasil, por meio do  Decreto de 4 de junho de 2010, publicado no Diário Oficial da União, instituiu 17 de maio como o Dia Nacional de Combate à Homofobia. E em luta pela liberdade e direitos civis, emblematicamente conhecido como a “Rebelião de Stonewall”, ocorrido no ano de 1969, na cidade de Nova York (EUA), o dia 28 de junho é celebrado como o Dia Internacional do Orgulho Gay, marco inicial do movimento gay moderno. 

Esse ano o evento tem como tema em destaque: "Homofobia tem cura: educação e criminalização", em referência ao vício sócio-cultural da prática homofóbica presente em nosso dia a dia, geradora de violências psicológica e física a gays, lésbicas, bissexuais, transgêneros e,  para que essa homofobia seja dizimada da nossa sociedade o processo de educação e criminalização são fundamentais,  como instrumentos para a construção de uma sociedade que respeite o direito humano à vida,  à liberdade, à igualdade e a segurança. 

A 9ª Mostra de Homocultura e IV Seminário "Sertão Sem Homofobia! Construindo a Cidadania!" tem por objetivo dar visibilidade e promover a reflexão sobre essa temática, entre outras questões que permeiam essa discussão existente em nossa sociedade. 

Que essa doença do medo, da aversão ou do ódio irracional pelos homossexuais e pelas homossexualidades, que é a homofobia, possa ser atenuada ou extinta do seio de nossas instituições sociais, como a família, a escola e a igreja, do trabalho ou de locais públicos, através de informação a todos e todas e de políticas públicas afirmativas que contemplem a comunidade LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais).



Programação:

Exposições (14 a 18 de maio):
(Mostra 1) - Temáticas:  “História da Homocultura” e  “Um Stonewall na Homofobia”  (hall do Prédio 01 - CCSA)
(Mostra 2) - Temáticas:  “Grande Sertão: Veredas – um gênero da homossexualidade” e “Homoerotismo e Prevenção DST/AIDS” (hall do Prédio 02- CCH)
(Mostra 3) - Temática: “Nehom: Educando para a Diversidade” (Biblioteca Universitária)
(Mostra 4) - Temática: “Humor na prevenção DST/AIDS (hall do Prédio 06 – CCBS)

Dia 14 (segunda-feira) – Prédio 01
08h00 às 11h00 – 2º Andar
Cinehom:
“Orações para Bobby” –Mediadores: Prof. Ronilson Gervásio de Brito/NEHOM/UNIMONTES e Profª Fernanda Veloso Lima/NEHOM/UNIMONTES/FADISA.


19h10 às 22h30 – Prédio 02 – 2º Andar – Sala Nº 55
Palestra: Imagens e Grafias sobre  Gênero e Homocultura
Profª Fernanda Veloso Lima – NEHOM/UNIMONTES/FADISA e Prof. Ronilson Gervasio de Brito – NEHOM/UNIMONTES

Dia 15 (terça-feira) –  Prédio 01
08h00 às 11h00 – 2º Andar
MiniCurso: Direitos Humanos: Gênero e Diversidade Sexual
Profª Fernanda Veloso Lima – NEHOM/UNIMONTES/FADISA e Prof. Ronilson Gervasio de Brito – NEHOM/UNIMONTES

19h30 às 22h30 – Prédio 02 – 2º Andar - Sala de Multimeios, Nº 85
Cinehom: Orações para Bobby
Mediadores: Prof. Ronilson Gervásio de Brito/NEHOM/UNIMONTES e Profª Fernanda Veloso Lima/NEHOM/UNIMONTES/FADISA.
                                                               

Dia 16 (quarta-feira) – Prédio 01
07h10 às 11h00   – 3º andar – Sala 304
Palestra: Imagens e Grafias sobre  Gênero e Homocultura
Profª Fernanda Veloso Lima – NEHOM/UNIMONTES/FADISA e Prof. Ronilson Gervasio de Brito – NEHOM/UNIMONTES

Dia 17 (quinta-feira) –   Prédio 01
08h00 às 12h00 – 2º Andar - Sala de Multimeios
Apresentação de Trabalhos Científicos           
          
Dia 18 (sexta-feira) – Espaço entre os Prédios 01 e 02
19h30 às 23h30
Feira Cultural
Shows musicais e artísticos: Grupo de Dança Saruê/Unimontes, Bonecos Folclóricos do Norte de Minas, Banda Mustangrock, Gil Gomes, Vj Fábio, entre outros convidados. Exposições de trabalhos  de ONGS de defesa dos direitos humanos dos homossexuais: ACIV (Associação Cultural Igor Vive) e MGG (Movimento Gay dos Gerais), cartilhas e diversos informativos sobre homocultura e homofobia.

TOTAL DE CARGA HORÁRIA: 20 HORAS


CINEHOM: curtas sem homofobias – direitos humanos e homocultura
Baseados em fatos reais, a produção é inspirada no livro "Prayers for Bobby: A Mother's Coming to Terms with the Suicide of Her Gay Son", de Leroy Aarons, sem lançamento em português. O filme conta a história de Bobby, um jovem de 20 anos de idade que se assumiu Gay  para a família, onde sua mãe , Mary Griffith( representada pela Sigourney Weaver) é extremamente religiosa. Essa discussão entre religião – homossexualidade – familia, faz com que o enredo do filme seja surpreendente.

Ficha Técnica

Título Original: Prayers for Bobby
Gênero: Biografia, Drama
Direção: Russell Mulcahy
Elenco: Henry Czerny (Robert Griffith)Ryan Kelley (I) (Bobby Griffith)Dan Butler (the Rev. Whitsell)Austin Nichols (Ed Griffith)Carly Schroeder (Joy Griffith)Shannon Eagen (Nancy Griffith)Scott Bailey (David)Rebecca Louise (Jeanette)Sigourney Weaver (Mary Griffith)Bryan Endress-Fox (Greg)
País de Origem: Estados Unidos da América
Estréia Mundial: 2009
Duração: 89 minutos

  Mostras Culturais

Mostras Culturais do Nehom - do Prof. Ronilson Brito (Ativista e Pesquisador da Homocultura, Especialista em Teoria da Justiça e os Direitos Humanos dos Homossexuais, Pós-graduado em Direito e Filosofia/Unimontes, Idealizador e Coordenador do Nehom): abordam, através de imagens visuais e pequenos textos, o universo da homocultura, dos direitos humanos, da homofobia e os registros das atividades e dos eventos locais, regionais e nacionais envolvendo a equipe do Núcleo de Estudos sobre Homocultura.

2 comentários:

  1. Parabéns Ronilson!

    Muito legal saber que está sendo feito um trabalho tão importante em MG. Sou paulista de nascimento, mas mineiro de sangue.

    Estou construindo um blog sobre cultura LGBT, quando puder venha fazer uma visita: http://brgay.blogspot.com.br/

    Um beijão,

    Tatá

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo carinho e atenção Tatá! Seja bem vindo sempre! Estamos também com um novo site: www.nehom.unimontes.br - dê uma espiadinha! Também farei uma visita ao seu blog.
      Grande abraço e sucesso!
      Ronilson

      Excluir