quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Presidente dos EUA, Barack Obama, põe direitos dos gays no centro da política externa


Presidente dos EUA instruiu organismos no exterior sobre como agir.
Ele se diz 'profundamente preocupado' com violência e discriminação.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, determinou nesta terça-feira (6) que os direitos dos gays, lésbicas e transexuais estejam no centro da política externa em todos os órgãos governamentais, inclusive os de cooperação e distribuição da ajuda.
"Neste memorando, estou instruindo a todos os organismos no exterior a garantir que a diplomacia americana e a ajuda externa promovam e protejam os direitos humanos dos gays, lésbicas, bissexuais e transexuais", declarou Obama.
Nessa comunicação diplomática, o presidente condenou as leis que penalizam estes cidadãos, as agressões aos que participam das comemorações pacíficas do Orgulho Gay e os assassinatos de pessoas por sua orientação sexual.
"Estou profundamente preocupado com a violência e a discriminação dirigida a lésbicas, gays, bissexuais e transexuais em todo o mundo", disse.
Casa Branca emitiu o memorando antes de um discurso sobre o tema da secretária de Estado americana, Hillary Clinton, na sede da ONU em Genebra.
"Agredir ou matar por causa da orientação sexual ou porque alguém não se ajusta a normas culturais sobre a aparência ou o comportamento que deveriam ter homens e mulheres constitui uma violação dos direitos humanos", declarou Hillary. "Ser homossexual não é uma invenção ocidental, é uma realidade humana", acrescentou.
Segundo ela, os Estados Unidos destinarão três milhões de dólares para apoiar a luta contra a homofobia no mundo. A quantia será usada para lançar o Fundo Mundial para a Igualdade, com o objetivo de apoiar organizações da sociedade civil que lutem pelos direitos homossexuais e transexuais.
Obama pediu às agências governamentais para lutar contra a criminalização das atividades dos homossexuais no exterior e combater a discriminação, a homofobia e a intolerância.
O presidente instruiu as agências de ajuda no exterior e desenvolvimento a se comprometer com os governos e com os grupos da sociedade civil no exterior para "fomentar o respeito aos direitos humanos dos homossexuais".
Também ordenou ações rápidas e significativas para responder às violações dos direitos humanos perpetrados contra homossexuais por parte dos governos estrangeiros e solicitou a todos os organismos a redação de um relatório anual sobre o avanço dessas iniciativas.
Obama tomou várias medidas políticas para agradar ativistas dos direitos sexuais, um grupo chave entre os votantes do Partido Democrata, entre elas a anulação definitiva do tabu gay no exército, pondo fim a uma lei que impedia os homossexuais de declararem a sua orientação sexual.
Os ativistas também estão pressionando o presidente para que apóie o casamento gay, mas Obama só disse que sua posição sobre o tema está evoluindo. o Presidente deu ordem ao Governo federal para que não defendesse uma lei que define o casamento como algo que se só pode acontecer entre um homem e uma mulher.





Nenhum comentário:

Postar um comentário