terça-feira, 29 de novembro de 2011

Livro - Retratos do Brasil Homossexual - Fronteiras, Subjetividades e Desejos


A obra “Retratos do Brasil Homossexual – Fronteiras, subjetividades e desejos”, que tem organização do professor da Universidade de São Paulo (USP) Horácio Costa, está dividida em cinco partes: “Homocultura e Direitos Humanos”, “Homocultura e Literatura”, “Homocultura e Arte”, “Universo Trans” e “Pensar ‘Identidades’”. São nomes como Claudia Wonder, João Silvério Trevisan, Maria Berenice Dias, Wilton Garcia e Ferdinando Martins, além dos textos dos espanhóis Pablo Peinado e Fernando Grande Marlaska e do peruano Giuseppe Campuzano – dentre muitos outros (são 35 autores).

Entre os diversos assuntos abordados na obra estão as diferenças entre os movimentos americano e brasileiro na luta pelos direitos homossexuais. O autor discute a diversidade de gêneros, o homoerotismo nas poesias brasileiras, portuguesa e mexicana, o humor e a homofobia, as representações do gay no teatro brasileiro, o tratamento dedicado aos travestis em algumas cidades brasileiras, a trajetória da militância política de gays e lésbicas no País, as práticas sutis de discriminação, os efeitos das chamadas club drugs ¿ substâncias utilizadas principalmente por frequentadores de clubes noturnos e raves para facilitar a interação social ¿ e o papel desempenhado pelos veículos de imprensa destinados ao público gay na construção das diferentes identidades da comunidade homossexual.

Todo esse material começou a ser preparado principalmente durante o IV Congresso da Associação Brasileira de Estudos da Homocultura (ABEH), realizado em setembro de 2008, em São Paulo, com o nome do livro, “Retratos do Brasil Homossexual: fronteiras, subjetividades e desejos”. Horácio organizou os artigos por áreas de conhecimento e montou uma enciclopédia com formato diferente do habitual para quem quer saber mais ou começar a saber sobre a diversidade sexual.

São óticas novas, propostas renovadoras de se avaliar a não-heterossexualidade que lançam mão de argumentos baseados em documentos históricos, na Constituição e no bom senso das pessoas. (Clique aqui para comprar o livro).

Em seu artigo, por exemplo, Horácio, ex-presidente da ABEH, abre o livro dizendo que “a contradição do Estado brasileiro torna-se aparente e a ética dá lugar à falsa moral: é em nome dela, e não naquele de sua concepção ideal, que status quo social e legal se erigem. Assim sendo, a aceitação do exercício pleno da homossexualidade como parte das garantias do direito coletivo tem, portanto, o caráter de purgação das distorções éticas do Estado brasileiro em seus fundamentos ideais e o concomitante caráter de sua recuperação moral”.

Título: Retratos do Brasil Homossexual
Subtítulo: Fronteiras, Subjetividades e Desejos
Autor: Horácio Costa
Classificação Autor: Organizador
Editora: Imprensa Oficial
ISBN: 9788570609618
Páginas: 452
Edição: 1
Tipo de capa: BROCHURA
Ano: 2010
Assunto: Ciencias Sociais-Sociologia
Idioma: Português

Nenhum comentário:

Postar um comentário