quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Senados pelo mundo acenam para o casamento civil entre homossexuais

Proposta quer colocar LGBT na Constituição Federal do Brasil

No Senado Federal Brasileiro 31 senadores assinaram uma inédita Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que inclui “entre os objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil a promoção do bem de todos, sem preconceitos relativos a identidade de gênero ou orientação sexual”.
Eram necessárias apenas 27 assinaturas. A mãe da proposta é a senadora Marta Suplicy (PT-SP). Se aprovado o texto, fica explícito que a questão do respeito a LGBT deve ser guardada pela Constituição Federal do Brasil e pode ter efeitos jurídicos muito positivos.


Casamento homossexual avança no Senado estadunidense

Por 10 votos a 8, o Comitê Judicial do Senado dos Estados Unidos da América aprovou projeto de lei que derruba o veto que os casamentos entre pessoas do mesmo sexo sofrem no país. O Doma (sigla para Lei de Defesa do Casamento em inglês) existe desde 1996 e define que apenas heterossexuais podem se unir em matrimônio.
A vitória foi impulsionada por cartas de 70 empresas americanas, incluindo Google, Nike e Xerox, que alegaram o alto custo em encargos sociais de empregados por conta da Doma. Agora, abriu-se caminho para votação da proposta no plenário do Senado.
Estima-se que haja 313 mil casais gays e lésbicos no país. Apenas com o fim da lei atual eles poderão ter acesso a benefícios federais concedidos a pessoas casadas.

Governo da Dinamarca quer casamento gay logo

A Dinamarca está próxima de se juntar a países como Portugal, Espanha , Canadá, África do Sul, Argentina, dentre outros, que reconhecem o casamento entre pessoas do mesmo sexo. E o país não sairá do nada. Nele, a união estável e a adoção homossexuais já são reconhecidas.
A idéia do governo é apresentar a proposta nos próximos meses e possibilitar que, por volta de março, os primeiros casamentos sejam realizados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário