quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Igreja Inclusiva realiza I Congresso de Louvor no Rio de Janeiro

A Comunidade Betel ICM Rio de Janeiro vai realizar nos próximos dias 7 e 8 o I Congresso de Louvor e o 6º Louvorzão, no Rio de Janeiro.
Com o tema “Reconstruindo a adoração inclusiva”, a Comunidade Betel abre a programação no dia 7, às 19h30, com um Culto de Louvor e Adoração. As atividades continuam com um workshop no dia 8, a partir das 16h, seguido, às 19h, por mais um Culto de Louvor e Adoração.
O evento é gratuito e aberto a todos. A programação será realizada na Praia de Botafogo, 430 – sobreloja.

Mais informações no site www.betelrj.com


Comunidade Betel é uma Igreja Cristã Protestante, Reformada e Inclusiva. A igreja iniciou suas atividades públicas em 06 de Agosto de 2006, após nove meses de intensos trabalhos de um grupo de sete pessoas, sob a liderança do Rev. Márcio Retamero. Nos classificamos como uma Igreja Cristã Protestante, Reformada e Inclusiva. Mas o que tudo isso significa? Vamos entender?

O que é ser Protestante?
É valorizar e se inspirar na Reforma realizada por Martin Lutero (Século XVI), cujos pilares centrais são as doutrinas da Salvação pela Graça Somente, e o Sacerdócio Universal de todos os crentes. Lutero enfatizava, assim como nós, que a salvação é dom gratuito de Deus, conferido mediante a fé e não algo dependente de alguma igreja ou instituição (Ef. 2:8-10). Da mesma forma pregava que todo crente é um “sacerdote”, sendo liberto para orar e se dirigir diretamente a Deus, sem intermediários. Para Lutero, e para nós, há somente um intermediário entre Deus e os homens: Jesus Cristo (1Tm 2.5).
A Comunidade Betel valoriza e se orgulha da História da Igreja e dos Reformadores.

O que é ser Reformado?
É seguir o modelo doutrinário legado por João Calvino, outro grande reformador e o maior teólogo protestante da História da Igreja. Calvino, assim como nós, reafirma cinco pontos centrais da doutrina cristã: Depravação Total (Rm 3:9-20), Eleição Incondicional (Ef. 1:4, 5 e 2:8-10), Graça Irresistível (Jo. 6:44, 10:26, 27), Redenção Particular (Mt. 26:28) e Perseverança dos Santos (Rm. 8:28-30). Pra nós Deus é Soberano e está no governo de tudo, reinando desde o seu trono sobre a Igreja e o mundo.

O que é ser Inclusivo?
É prosseguir com a missão profética iniciada pelo Rev. Troy Perry (1968), primeiro pastor assumidamente gay do mundo e fundador da primeira Igreja direcionada para a pregação do Evangelho para a comunidade de lésbicas, gays e transgêneros, a Igreja da Comunidade Metropolitana - nossa denominação. A Inclusão prega uma releitura não-fundamentalista das Escrituras e afirma que ela não condena a homossexualidade como a entendemos hoje. O que há, na realidade, são traduções de má-fé e ideológicas da Bíblia e uma deturpação da mesma para servir à manutenção e promoção do preconceito por parte da Igreja.
Seguindo o exemplo do pastor Troy, Betel prega e anuncia o Evangelho na cidade do Rio de Janeiro, sem distinções, “pois Deus não faz acepções de pessoas”. (Atos 10:34)
Somos cristãos e nossa missão é espiritual, mas não fechamos os olhos, como a maioria das igrejas, para a realidade e injustiça do mundo. Por isso, somos voz profética, lutando contra a violência e opressão, principalmente advinda da igreja cristã, contra as lésbicas, gays e transgêneros.

As Igrejas da Comunidade Metropolitana
Durante algum tempo a Comunidade Betel foi uma igreja local independende, sem vínculos com qualquer denominação. Em 14 de Março de 2010, em Assembleia Geral de membros, a igreja decidiu por sua filiação às Igrejas da Comunidade Metropolitana - ICM.
Ser uma ICM é contribuir com esta obra mundial de pregação do Evangelho à Comunidade LGBT. A ICM está presente em mais de 40 países, em todos os continentes, com mais de 300 igrejas, e continua sendo a maior denominação inclusiva do mundo. Ser ICM não altera em nada o perfil da Comunidade Betel, suas crenças e práticas litúrgicas, pelo contrário, contribui com o engrandecimento e fortalecimento de laços entre irmãos em diversas igrejas locais no Brasil e no mundo. Mais informações sobre a ICM no www.icmbrasil.com e www.mccchuch.org

E quem é quem na Comunidade Betel?
A Comunidade Betel é uma Igreja de forma congregacional em seu governo. Isso significa que o poder e as decisões estão nas mãos de todos os seus membros. As decisões são tomadas em Assembléias públicas, onde todos os membros podem se expressar, propor idéias, e claro, votar! Qualquer membro da igreja também pode se candidatar aos cargos administrativos, e sendo eleitos pela Assembléia, ficam no cargo por um ano.
O pastor e os conselhos da Igreja (administrativo e eclesiástico) também estão submissos ao governo da Assembléia.
A Comunidade Betel é uma igreja totalmente democrática, por isso as decisões são sempre tomadas visando o amor e o bem estar de todos, respeitando a decisão da maioria.

Como é o Culto?
Somos Inclusivos, por isso nosso culto agrega elementos de todas as tradições cristãs. O modelo de culto segue a doutrina reformada, mas os elementos são diversos. Cantamos louvores tradicionais e modernos. Usamos cancioneiros clássicos do protestantismo brasileiro, além de não deixarmos de lado o que há de saudável na moderna música evangélica.
Não classificamos nosso culto como “tradicional” ou “pentecostal”, pois cremos que numa Igreja Inclusiva há espaço para cristãos de todas as vertentes. Tradicionais e pentecostais convivem harmoniosamente dentro de nossa comunidade.
Somos uma Igreja para todos, onde os que se achegam ajudam a compor a identidade e o perfil do que é a Comunidade Betel do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário