quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Mulheres Lésbicas e Homens Gays Assumidos com muito orgulho na política européia


A primeira-ministra da Islândia, Johanna Sigurdardottir, nasceu na capital da Islândia, Reykiavik, e trabalhou como aeromoça da companhia aérea Loftleidir. Tornou-se ministra da Ação Social em 1987, e posteriormente passou a fazer parte também do Comitê da Indústria e do Comitê dos Assuntos Exteriores do governo islandês. Casada com a jornalista e roteirista Jonina Leosdottir desde 2002, teve dois filhos em um relacionamento anterior. 



Prefeita de Zurique,  Corine Mauch, recém eleita pelo Partido Social-Democrata.  primeira mulher a governar a maior metrópole suíça, mas também  assumidamente lésbica e vive há quinze anos com sua parceira. Um detalhe interessante na biografia de Corine Mauch é que ela tocou em duas bandas de rock só de mulheres.



Prefeito de Paris desde 2001, o socialista Bertrand Delanoë,  assumidamente gay, foi reeleito com larga vantagem sobre os adversários nas últimas eleições na França. A popularidade de Delanoë o faz avançar tanto que ele é considerado hoje como um dos favoritos à presidência da França, quiçá o primeiro presidente abertamente homossexual do mundo.



De Berlim, o social-democrata Klaus Wowereit , é uma das mais poderosas vozes da política alemã. Ele é Gay assumido e sempre foi. Wowereit conta com alta aprovação popular e sua chegada à Parada de Berlim é um clássico. “Eu sou Gay e isso é bom!”. Essa foi justamente a frase que ele disse no seu discurso de posse como prefeito de Berlim, sempre acompanhado por seu companheiro.



Recém-eleito prefeito de Luxemburgo,  Xavier Bettel, de 38 anos, venceu a primeira eleição, para deputado, aos 22, e é também conhecido por sempre estar com o companheiro em eventos oficiais, sem nenhum problema, e por defender a cidadania LGBT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário